Terminologia

    • CID-10

      O CID-10 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - Décima Revisão - Volume I. O CIDI é um questionário totalmente estruturado que, por meio de algoritmos computadorizados, fornece diagnósticos psiquiátricos baseados nos critérios da Classificação Internacional de Doenças (CID10) e do Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Americana de Psiquiatria.

    • DeCS

      DeCS é um vocabulário controlado da áera de Ciências da Saúde, desenvolvido a partir do MeSH (Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine) com o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa nos idiomas inglês, portugês e espanhol, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação independentemente do idioma. O vocabulário estruturado e trilingüe DeCS - Descritores em Ciências da Saúde foi criado pela BIREME para uso na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas bases de dados LILACS, MEDLINE e outras. Além dos termos médicos originais do MeSH foram desenvolvidas as áreas específicas de Saúde Pública e Homeopatia. O DeCS integra a metodologia LILACS e juntamente com o LIS - Localizador de Informação em Saúde é um componente integrador da Biblioteca Virtual em Saúde. Tem como finalidade principal servir como uma linguagem única para indexação e recuperação da informação entre os componentes do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME, e que abrange 37 países na América Latina e no Caribe, permitindo um diálogo uniforme entre cerca de 600 bibliotecas.

    • ICIDH-2

      A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde(ICIDH-2), é uma publicação organizada pela OMS sobre lesões e deficiências, que permite medir a funcionalidade e a incapacidade humana. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde(ICIDH-2), é uma publicação organizada pela OMS sobre lesões e deficiências, que permite medir a funcionalidade e a incapacidade humana.